quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Cuidado pela Posteridade é Maior naqueles que não Deixam Posteridade


As alegrias dos pais são secretas, como também o são os desgostos e os receios: não sabem exprimir as primeiras, não querem exprimir os segundos. As crianças tornam mais suaves os nossos trabalhos, mas tornam amargas as nossas desgraças; acrescem os cuidados da vida, mas mitigam a lembrança da morte. A perpetuidade pela geração é comum aos animais; mas a glória, o mérito, e os nobres feitos são próprios do homem. E certamente observar-se-á que as obras e as instituições mais nobres provêm de homens sem filhos, homens que transmitiram as imagens do seu espírito, já que não transmitiram as dos seu corpo. Assim o cuidado pela posteridade é maior naqueles que não deixam posteridade.

Francis Bacon, in 'Ensaios - Dos Pais e dos Filhos'

Um comentário:

  1. Não consigo conceber um tratado de valores , sem que o livre-arbitrio e a provação não sejam o rumo de evoluçãp concreta.
    Existe aqui algo de banal, não concordo com a essencia do esquecimento de valorização e no prestimo de fragilidades e nem a grandeza se faz de homens sem Pais , porque todos somos espiritos e para podermos criar obra temos que passar pelo corpo , como filhos de alguém.
    Todos trazemos com nós os valores para crescimento , mas também o que é inerente de bom dentro de nós, apenas somos protegidos do passado para melhor podermos enfrentar as expiações e aprendermos a amar o que não sentimos como tal...
    Victor Passos

    ResponderExcluir

Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço