sábado, 15 de maio de 2010

Pedagogia Socrática




• “Douta Ignorância” (sábia ingorância) – “só sei que nada sei”, o primeiro passo para o conhecimento é o reconhecimento de que se é ignorante, e ter vontade de aprender;

• Intelectialismo socrático – muitas vezes pratica-se o mal por desconhecimento do bem, “quem conhece o bem pratica-o, o mal resulta do desconhecimento do bem”;

• Acção Educativa: diálogo socrático (descoberta guiada) – questionar conduzindo o aluno na procura por si próprio da resposta;

• Combate o relativismo sofista – os sofistas acreditavam em várias morais e Sócrates veio defender apenas uma -> ética <- introdução de que todas as morais devem ser respeitadas e aceites, se conferirem liberdade a cada um dos seus membros;

• Conhecimento Introspectivo - “não sou ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo” , “conhece-te a ti mesmo”, só podemos conhecer o outro quando nos conhecemos a nós próprios;

Na realidade o aprendizado se faz presente em cada instante , daí nunca podermos dizer que tudo sabemos , quando na realidade o nosso conhecimento, não passa daquele que nos aproxima da nossa afinidade e longe de deter respostas para a eternidade do conhecimento.
O mal advem quase sempre da ignorãncia de valores educativos, no entanto todos detemos livre-arbitrio , portanto capacidade e opção de escolha.
Claro que o próprio tempo no aprendizado no ambito da solicitude evolutiva tem sempre um cunho de fragilidade entre o que é razão e o que é contraste.Muito dos erros se cometem por omissão, no entanto outros e esses na maioria serão por jeito de oportunidade ou complacência do próprio, como meio de auto-proteção, enfim pensando sobrepor a verdade com a hipocrisia e egoismo exacerbado.
Esse sim um dos cunhos da imensidão de flagelos interiores de devassidão das almas.
Depois a enorme confusão com as varias estruturas da relatividade emocional, sentimental e pratica, porque o complexo experiencial e conceito de liberdade estão ao nivel das carencias de cada Ser.Nós sabemos , que somos , porém não sabemos o que queremos ser, tudo porque o materialismo , torna mais relevante tudo que se faz pela astucia mediatica e não pela consciencilização do amor .
Na verdade a pedagogia operacionavel de Socrates é por demais realizadora e consentanea com a razão e bom senso, pois se não nos conhecemos a nós próprios como vamos conhecer os outros?!
É por demais visivel que nem a sociedade , se transforma, sem que o ser o faça também na seu objetivo de vida.

Cravo

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e postagens!
    Está muito legal!
    Abraço,
    Myrna.

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Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço