sábado, 15 de maio de 2010

Pedagogia enquanto: Filosofia e Ciência




A Filosofia é um fundamento racional, uma reflexão de ideias em situações abstratas e gerais. A pedagogia como filosofia surge em Sócrates, Platão, Kant e dos Sofistas.

A Ciência é ter pensamentos cientificos, é puder comprovar teorias, só o que passa pela experiência é aceite como ciência, implica as várias ciências da educação. A pedagogia como ciência emerge por intermédio de Marc Antoine Julien.

A posição da Pedagogia como ciência da educação surge no século XIX, no Iluminismo. Nesta época procurou-se acabar com o tratamento exclusivamente filosófico dos problemas educacionais com o intuito de ficar mais próximo da ciência; bem como desenvolver uma disciplina liberta dos princípios à priori, isto é, liberta de princípios anteriores à experiência, com necessidade do método experimental; sempre procurando estabelecer leis, permitindo seguir um modelo; recorrer à psicologia, sociologia, biologia, filosofia e outras áreas do conhecimento para ajudar nas justificações e pensamentos.

No entanto a filosofia e a ciência não podem ficar totalmente separadas. Por um lado se Pedagogia inclui somente filosofia, não faz sentido semanticamente uma vez que não tem fundamento cientifico, e por isso não provado. Por outro lado se ficar apenas ligada à ciência fica desmasiado restritiva e inconsequente. Sendo assim é necessário encontrar um meio termo.

A Pedagogia, como Ciência da Educativa:

* Estabelece um método experimental;
* Constitui-se de leis;
* Não se aproxima somente pela filosofia, mas pelas filosofias da realidade no âmbito educacional.

Não fora a vida tomada de regras educativas e regulamentares e viveriamos , num completo desabrochamento de parasitismo, ,onde todos mandam e ninguém se entende.
A Anarquia estaria presente e os valores da vida , da razão e do bom senso estariam sujeitos a ser destituidos do pensamento, mas como não existe causa sem efeito, tudo se processa num regimen mediador educativo, que pasa pelo desenvolvimento moral , espiritual e inteletual.
Daí se afirmar que o estatuto pedagogico terá que passar pela ciência e filosofia;
Diz-me quem és ? De onde vens? Para onde vais? o que fazes aqui?
Aqui se faz presente que só o conhece-te a ti mesmo .sem formalização, mas com continuidade de experiências vividas, se vai acumulando o estatuto inato e crescente de evolução educativo-filosofica " Quem sou eu"?
Logo tudo advem dum sentido concreto e não abstrato, cada individualidade tem o seu estatuto, e ele serve conforme a sua evolução.

Cravo

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Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço