quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pedagogia ambiental e pedagodia da complexidade: da tríade à Educação Humanista




Há um consenso entre aqueles que se dedicam a pensar a Educação: o Ensino Tradicional não é adequado à nossa sociedade contemporânea. Porém, a sua inadequabilidade não significa, necessariamente, que dele nada se aproveite. A tentativa de superação do tradicional foi empreendida por mais de uma forma de pensamento, que buscaram, através da negação do anterior, legitimar-se. Contudo, estas tentativas mostraram tantas lacunas quantas as deixadas pelo Ensino Tradicional. Este cenário é presente na Educação, em geral, e nas disciplinas específicas, em particular. A partir do desenvolvimento da Geografia no Brasil no século XX, podemos ter um quadro exemplificado deste processo como um todo. Neste contexto, discursamos acerca da possibilidade de uma educação geográfica conduzida pela Pedagogia da Complexidade e pela Pedagogia do Ambiente, necessárias para se pensar a complexidade e o ambiente na sociedade contemporânea, a partir da reflexão sobre o ensino da disciplina, composto por uma tríade de orientações teórico-metodológicas, em direção a uma educação ampla, responsável, humanista e ética.
Palavras-chave: educação geográfica, pedagogia da complexidade ambiental, educação humanista Entre os muitos desafios que nosso país deverá enfrentar neste milênio está a situação de nosso sistema de ensino e da Educação. Em vista disso, inúmeros intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento, além de comunidades, políticos e a própria mídia, têm dedicado-se à sua discussão.
A problemática é ampla, o que justifica o esforço que tem sido despendido em pensá-la. A diversidade de pessoas ocupadas neste esforço reflete-se no amplo mosaico de pensamentos e contribuições, de diferentes naturezas (teóricas, reflexivas e práticas) e de diferentes orientações epistêmicas. Neste conjunto, há a preocupação com as políticas públicas, com a influência das políticas econômicas internacionais, com a formação dos professores, com a qualidade dos livros didáticos, com as tecnologias e metodologias de ensino, com os conteúdos organizados nos currículos e trabalhados em sala de aula, com a infra-estrutura das instituições, com os problemas psíquicos e emocionais dos alunos e dos professores, sua situação socioeconômica entre outras. Cada área do conhecimento e cada pesquisador contribui de acordo com suas habilidades e suas especificidades.
Neste ensaio, queremos contribuir em dois pontos centrais:
1. Pensar a Educação na sociedade contemporânea, buscando diminuir a distância existente entre o ensino desenvolvido nas escolas e a dinâmica da sociedade, a qual reestrutura-se a uma velocidade quase impossível de se acompanhar.
2. Discursar sobre um re-pensar do ensino considerado tradicional (leia-se, ultrapassado) para compor a Pedagogia da Complexidade que emerge hoje como um caminho plausível para uma Pedagogia do Ambiente e uma Educação Humanista e ética. Emergência apontada de forma intensa pelos engajados na Educação.
Desenvolveremos estas idéias a partir da Geografia e do ensino da disciplina no Brasil, resgatando a transição paradigmática do ensino tradicional à Geografia Crítica e a adoção recente da abordagem fenomenológica na Educação, compondo assim uma tríade de orientações teórico-metodológicas da educação geográfica nas escolas. Segue-se nossa construção da Pedagogia da Complexidade e da Pedagogia Ambiental, pensadas no âmbito geral da Educação. Encerramos estas notas refletindo sobre o porquê de, no contexto traçado aqui, trabalhar em prol de uma Educação Humanista e ética nos dias de hoje, não apenas em nossa disciplina, mas de uma forma ampla no cenário educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço