quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Ódio liga mais os Indivíduos que a Amizade


O ódio, a inveja e o desejo de vingança ligam muitas vezes mais dois indivíduos um ao outro do que o podem fazer o amor e a amizade. Pois está em causa a comunidade de interesses interiores ou exteriores e a alegria que se sente nessa comunidade - onde é muitas vezes determinada a essência das relações positivas entre os indivíduos: o amor e a amizade - é sempre relativa e não é em nenhum caso um estado de alma permanente; mas as relações negativas, essas são, a maior parte das vezes, absolutas e constantes. O ódio, a inveja e o desejo de vingança têm, poder-se-ia dizer, o sono mais ligeiro do que o amor. O menor sopro os desperta, enquanto que o amor e a amizade continuam tranquilamente a dormir, mesmo sob o trovão e os relâmpagos.

Arthur Schnitzler, in 'Relações e Solidão'

2 comentários:

  1. Sim, o ódio, a inveja, a vingança... são sentimentos que estão presentes no nosso planeta a milenios, somos espíritos viciados nos erros do passado. É dificil mudar o chip assim da noite para o amanhcer, mais também é só da uma olhadinha a um pouco mais de dois milenios e já não vemos circo onde o espetáculos são feras comendo gente, ou seja que na minha opinião estamos caminhando assim a evoluçao bem devagar, mais vamos evoluindo; e como tal, chegaremos a respeitar antes de mais nada as diferenças e a inveja que é o amor inerte, a vingança o amor impotente e o ódio que é o amor doente. Quando a gente chegar nesta etapa estaremos curados e poderemos fazer brilhar nossos sentimentos no seu total resplendor.

    ResponderExcluir
  2. O Amor e ódio em contraste, sempre se projeta, por mitigação de valores psiquicos que mais tarde ou mais cedo , fará primar a valencia do mais forte, e não existe nada mais forte que o amor.
    O ódio compulsivamente aproxima as pessoas, isto pela lei universal eterna, porque na lei dos homens ele jaz na sua penumbra por muito tempo até que consiga libertar-se dos grilhões do orgulho e egoismo...
    Somente o reajuste os aproximará e isso demonstra que de nada adianta recalcar o passado, por Deus escreve direityo por linhas tortas, quando te desvias, da tua rota, éis que uma outra se te depara ao virar da esquina<...
    Muiat paz

    Victor Passos ( cravo)

    ResponderExcluir

Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço