quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Lado Obscuro de cada um de Nós


Passou no seu casamento por aquilo que é quase um facto universal - os indivíduos são diferentes uns dos outros. Basicamente, constituem um para o outro um enigma indecifrável. Nunca existe acordo total. Se cometeu algum erro, esse erro consistiu em ter-se esforçado demasiadamente por compreender totalmente a sua mulher e por não ter contado com o facto de, no fundo, as pessoas não quererem saber que segredos estão adormecidos na sua alma. Quando nos esforçamos demasiado por penetrar noutra pessoa, descobrimos que a impelimos para uma posição defensiva e que ela cria resistências porque, nos nossos esforços para penetrar e compreender, ela sente-se forçada a examinar aquelas coisas em si mesma que não desejava examinar. Toda a gente tem o seu lado obscuro que - desde que tudo corra bem - é preferível não conhecer.

Mas isto não é erro seu. É uma verdade humana universal que é indubitavelmente verdadeira, mesmo que haja imensas pessoas que lhe garantam desejar saber tudo delas próprias. É muito provável que a sua mulher tivesse muitos pensamentos e sentimentos que a tornassem desconfortável e que ela desejava ocultar de si mesma. Isto é simplesmente humano. É também por este motivo que tantas pessoas idosas se refugiam na própria solidão, onde não serão incomodadas. E é sempre sobre coisas de que elas não desejariam estar muito cientes. O senhor não é, obviamente, responsável pela existência destes conteúdos psíquicos. Se, apesar disto, ainda for atormentado por sentimentos de culpa, reflicta então sobre os pecados que não cometeu e que gostaria de ter cometido. Isto poderá eventualmente curá-lo dos seus sentimentos de culpa relativamente à sua mulher.

Carl Jung, in 'Cartas'

5 comentários:

  1. É mito difícil julgar. às vezes acho que a sinceridade é o melhor caminho, mas concordo com o texto. Muitas vezes temos medo de nós mesmos e preferimos não nos expor. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola muita paz
    Quando se fala em lado obscuro é importante termos a noção do que quer dizer;obscuridade
    Enviado por bruno palheta (AM) em 06-11-2008. Clique aqui se você CONCORDA com essa definição! 21 sim, 11 não Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

    adj. Sombrio, que não é iluminado; escuro; tenebroso.
    Pouco claro, pouco brilhante
    Fig. Pouco conhecido, escondido.
    Pouco inteligível, difícil de compreender.
    Humilde; desconhecido; sem nobreza: nascimento obscuro; posição obscura.
    Vago, indistinto, pouco definido.

    // Física. Calor obscuro, calor fornecido, sem emissão de luz, por um corpo cuja temperatura é elevada.

    A obscuridade do lugar o assustava.
    O lado obscuro do Ser é aquele que ele prefere não presentear -nos pela incumbência no erro e então a solução é omissão, daqui se reserva o direito de obscuridade. Todfos temos muito de obscuro , pois existe sempre algo que guardamos em nós, algo que preferimos não compartilhar, por receio, por proteção do eu .
    No entanto essa omissão que pode ser apenas por ignorância é por deveras o engano de si mesmo, porque nós somos mais transparentes do que aquilo que parecemos...Essa obscuridade advém sempre da falsidade, da verdade e por isso é necessário que ela se mantenha escondida.
    Mas não pensem que é só pelo erro que se omite, é também pela vontade, pensamento e desejos que temos que retrair por achar que os outros não vão aceitar , ou vão ironizar, no entanto em nada se beneficia em atuar asim, pois acabamos por descontrolar a nossa estabilidae emocional, por termos que retrair os sentimentos, pensamentos e emoções.
    Fujam da obzscuridade, porque se tornar lucida sua vida , terá nmais alegria e vontade de viver..
    Muita paz

    Victor Passos

    ResponderExcluir
  3. Só tenho elogios a te fazer. Maravilhoso texto de Carl Jung

    ResponderExcluir
  4. O interessante do nosso lado obscuro, é que na maioria das vezes vemos o seu reflexo no outro. Quase sempre que olhamos alguém com um defeito que nos incomoda muito, podemos buscar em nós mesmos, que ele estará ai bem guardado. Nós só reconhecemos nos outros aquilo que já conhecemos previamente. O que passa é, que é mais fácil ver a trave no olho alheio que no nosso. Temos que praticar mais a meditação para poder fazer auto análises com mais freqüências e com isso alcançar transformar nossos lados obscuros em claridade ajudando e iluminando aqueles que nos cruzam o caminho.

    ResponderExcluir
  5. Ola muita paz

    O sentido de on«bscuridade está sempre inerente ao pensamento negativo, ao tédio, à duvida, digamos que é um retrato da nossa inoperância, pois aí auto refletismo tudo que vem de dentro e naõ somos capazes de enfrentar ...Direi mesmo Amigo e Amiga , que quando nós não estamos conscientes do que vamos ver, ouvir sentir, é como estar a fazer presentear os nosso sentimentos , pensamentos e emoções...Digamos que nosso corpo interno quer gritar, mas a duvida, o medo e a ignorãncia criam essa obscuridade e dai sermos compulsoriamente aniquilados pela incapacidade de tomar a razão com lucidez, tudo por egoismo e orgulho ...Lembro sempre desvastam toda uma exteriorização ..É esta minha visão... abraço e grato pelo trabalho..muito bom...

    Caminheiro

    ResponderExcluir

Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço