quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Bom Senso


O bom senso não exige um juízo muito profundo; parece antes consistir em só perceber os objectos na proporção exacta que eles têm com a nossa natrueza ou com a nossa condição. O bom senso não consiste então em pensar sobre as coisas com excesso de sagacidade, mas em concebê-las de maneira útil, em tomá-las no bom sentido.
Aquele que vê com um microscópio percebe, certamente, mais qualidade nas coisas; mas não as percebe na sua proporção natural com a natureza do homem, como quem usa apenas os olhos. Imagem dos espíritos subtis, eles às vezes penetram fundo demais; quem olha naturalmente as coisas tem bom senso.
O bom senso forma-se a partir de um gosto natural pela justeza e pelo mediano; é uma qualidade do carácter, mais do que do espírito. Para ter muito bom senso, é preciso ser feito de maneira que a razão predomine sobre o sentimento, a experiência sobre o raciocínio.

Luc de Clapiers Vauvenargues, in 'Das Leis do Espírito'

2 comentários:

  1. Amigo, desculpa-me mais vou discordar de você em um ponto. Afirmas que o bom senso é qualidade do carácter, mais do que do espírito. E eu pergunto o carácter esta a onde no corpo físico? Se o bom senso é a razão predominando sobre o sentimentos, isso são características do espirito. E posso até afirmar que um espirito evoluído nasce com bom senso, e pode até ser criado em um lar onde não o predomine e seguirá tendo-o e exercendo-o, porque são características que conquistamos, e por isso levamos para onde vamos, e se não temos, podemos aprender, porque tanto a evolução intelectual, como a evolução moral, podemos obter desde aqui do planeta.

    ResponderExcluir
  2. “No mundo do conhecimento, a última coisa a ser percebida, e com muita dificuldade, é a Forma Essencial do Bem (…) Sem ter uma visão desta Forma, ninguém pode agir com sabedoria, seja na própria vida, seja em questões de Estado”.

    Platão.

    O Bom senso, será na minha visão individual, o uso das qualidades, humanas, espirituais e morais em favor dos outros.
    No meu entender será sempre uma forma educativa e respeitavel de vermos, ouvirmos, sentirmos , aquilo que os outros projetam. Isto requer conhecimento e valorização evolutiva , pois a ignorância leva-nos muitas vezes a ser zelosos naquilo que não devemso e onde deveriamos ser, o não somos. Então para mim o bom senso começa onde nós queremos que os outros sejam para nós; ama teu proximo como gostavas que te amassem a ti...penso que começa aqui .

    Muita paz

    Victor Passos

    ResponderExcluir

Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço