quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Força do Preconceito


Nós em teoria compreendemos as pessoas, mas na prática não as suportamos, pensei, na maior parte das vezes só a contragosto lidamos com elas, e tratamo-las sempre de acordo com o nosso próprio ponto de vista. Não deveríamos no entanto considerar e tratar as pessoas apenas segundo o nosso ponto de vista, mas sim considerá-las e tratá-las segundo todos os pontos de vista, pensei, lidar com elas de uma maneira que pudéssemos dizer que lidámos com elas sem o mínimo preconceito, por assim dizer, mas isso não é possível porque, na realidade, alimentamos sempre preconceitos para com toda a gente.

Thomas Bernhard, in 'O Náufrago'

5 comentários:

  1. É verdade. Infelizmente até nós, que somos mais esclarecidos a respeito desse tema, ainda somos preconceituosos. O que esperar dos outros? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ola o conceito é muito importante, pois na realidade muito aquilo que se passa é por aí que se toma.
    A hipocrisia é uma das armas do infortunio, porque de nada adianta estarmos a fazer por fazer, quando na realidade acabaremnos por ter que o fazer na sua essência..A compulsibilidade assim obriga, se a montanha não vai a Maomé , então ela vem ao seu encontro, pena é que após a negação por degosto, acaba-se por receber a contribuição contra-gosto.
    Temos que saber estar com todos os que nos envolvem, por afinidade ou não e saber renunciar ,pois só dessa forma estaremos a ser verdadeiros.

    Muita paz

    Victor Passos

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    Julgo que esta é a forma como nos comportamos no nosso dia a dia. Mesmo sem nos apercebermos, não reagimos constantemente para com aqueles que nos rodeiam no nosso quotidiano?
    Temos obrigação de entender e aceitar os nossos familiares por muito dificeis que se nos apresentem. Mas não nos comportamos na maior parte das vezes de forma contrária?

    Ainda se torna dificil para nós no nosso dia a dia conseguirmos controlar os nossos comportamentos todos.

    Esforcemo-nos para o conseguirmos no mais curto espaço de tempo.

    Um abraço

    Muita Paz

    ResponderExcluir
  4. Não respeitar opiniões, ter preconceito é negar a caridade. Deixemos Deus cuidar de toda justiça,
    procurai-vos abrandar o coração para não ferir aqueles que desdenham a ti.

    ResponderExcluir
  5. Ola muita paz Amigos

    Neste texto podemos verificar que ainda nutrimos de educação inadequada, ainda misturamos, sentimentos, emoções e pensamentos , com abertura e respeito pelo próximo.
    Nós não temos uqe ser preconceituosos , só porque discordamos, ou porque não existe o tal elo de afinidade! Na realidade tudo começa dentro da familia , onde o periodo de evolução começa no ventre, com as energias que envolvem o feto, até ao sete anos temos todo tempo do mundo para nos ser aplicado o balsamo educativo, e quando não se conbsegue intrzar este valores , então passamos a não sentir a onstação do elo que se ergue no ambiente Familiar.
    O preconceito existe por ignorãncia, mas muitas das vezes ele se faz pela omissão do sentido do comportamento , pela presunção, pelo orgulho e egoismo, que ainda temos no circulo de nossa conduta...mas todos temos uma acha desse preconceito...O erro advém sempre de tomarmos atitudes , que pensamos ser as melhores sem pensarmos que isso vai magoar os outros...
    Enfim quem tem preconceito, não se conhece- a si mesmo...
    Abraço

    Caminheiro da paz

    ResponderExcluir

Ola Amigo ou Amiga

Agradeço seu comentário, lembrando apenas que cada ser tem uma opinião individual, e daí aceitar criticas, mas que sejam dentro dos valores do respeito e da boa fé..
abraço